sábado, 18 de outubro de 2008

A diferença do nosso curso para os demais!

O nosso curso é de formação especifica! Sim e daí? Qual a diferença?

Curso Superior de Formação Específica

É um programa de formação de estudantes em qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas, que confere um diploma aos concluintes. É constituído por um conjunto de disciplinas e atividades organizadas, com carga horária e duração mínimas de 1.600 horas e 400 dias letivos, respectivamente.

Curso Superior de Complementação de Estudos

É um programa de formação de estudantes em qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas, com destinação coletiva ou individual, conferindo certificado. É obrigatoriamente vinculado a curso de graduação existente na IES e é constituído por um conjunto de disciplinas e atividades para atender a objetivos educacionais definidos pela instituição, no caso de cursos coletivos, ou para atender às necessidades individuais.

Modalidades de Ensino

O ensino pode ser ministrado nas seguintes modalidades:

  • Presencial- quando exige a presença do aluno em, pelo menos, 75% das aulas e em todas as avaliações.

  • Semipresencial - quando combina ensino presencial com parte de ensino e de outras atividades que podem ser realizadas a distância.

  • A distância- quando a relação professor-aluno não é presencial, e o processo de ensino ocorre utilizando os vários meios de comunicação: material impresso, televisão, internet, etc.

Sistema Curricular

O sistema curricular é a forma de organização do currículo de um curso. Pode ser de Créditos ou Seriado.

Sistema de Créditos - organização de um currículo em que as disciplinas teóricas ou práticas são independentes, embora organicamente relacionadas (algumas podem se constituir em pré-requisitos de outras), cada uma correspondendo a um determinado número de créditos ou horas-aula semanais que, quando somados, deverão integralizar o número de créditos exigidos para a conclusão do curso. Usualmente, os sistemas de créditos oferecem mais flexibilidade na formação, compartilhando disciplinas com vários cursos e facilitando a transferência do aluno de um curso para outro.

Sistema Seriado - organização de um currículo em que as atividades e disciplinas teóricas ou práticas são distribuídas em blocos solidários, realizados num determinado período de tempo chamado de série. Embora as disciplinas não possam ser cursadas isoladamente, na maioria dos cursos são aceitas disciplinas de dependência da série anterior.


Cursos de Graduação e Diplomas

São os mais tradicionais e conferem diploma com o grau de Bacharel (ex.: Bacharel em Física), Licenciado (ex.: Licenciado em Letras), Tecnólogo (ex.: Tecnólogo em Hotelaria) ou título específico referente à profissão (ex: Médico). O grau de Bacharel ou o título específico referente à profissão habilitam o portador a exercer uma profissão de nível superior; o de Licenciado habilita o portador para o magistério no ensino fundamental e médio.

É possível obter o diploma de Bacharel e o de Licenciado cumprindo os currículos específicos de cada uma destas modalidades. Além das disciplinas de conteúdo da área de formação, a licenciatura requer também disciplinas pedagógicas e 300 horas de prática de ensino.

Os cursos de graduação podem oferecer uma ou mais habilitações.

Habilitação

É um programa instrucional com requisitos específicos como: disciplinas, estágio, trabalho de conclusão, dentre outros. É vinculada obrigatoriamente a um curso de graduação, visando habilitar o aluno a exercer uma atividade específica dentro da área de conhecimento do seu curso. As diferentes habilitações de um mesmo curso de graduação devem, necessariamente, compartilhar um núcleo comum de disciplinas e atividades.

O quadro abaixo apresenta alguns exemplos de cursos com as respectivas habilitações e diplomas conferidos:

CURSO

Diplomas Conferidos

Habilitações

Ciências Sociais

Licenciado
Bacharel

Antropologia
Ciência Política
Sociologia

Comunicação Social

Graduado em Comunicação Social

Jornalismo
Editoração
Relações Públicas
Publicidade e Propaganda

Arquitetura e Urbanismo

Arquiteto e Urbanista

Não tem

Engenharia Elétrica

Engenheiro Eletricista

Telecomunicações
Potência
Computação
Microeletrônica

Um comentário:

carla disse...
Este comentário foi removido pelo autor.